terça-feira, 7 de junho de 2016

Muito prazer, sou Educomunicadora!

Olá, acredito que para muitos a palavra Educomunicação é uma novidade, por isto sempre que pudermos iremos falar sobre o assunto que é norteador deste blog.
Apesar de o nome ser novidade a Educomunicação vem de longa data, desde a década de 1970 já se falava em uma integração dos meios de comunicação e educação para as salas de aula e para a vida. A América Latina é o berço destes estudos e temos nomes de destaque como o uruguaio Mário Kaplún e o teórico brasileiro Paulo Freire.
Diante de um momento histórico marcado por dualidades como Capitalismo e Socialismo e de repressão politica, com uma ditadura instaurada em diversos países entre 1960 a 1980, Freire inaugura um pensamento dialógico democrático e libertador na pedagogia nacional e latino-americana. Ele apostava na educação intermediada pelo audiovisual. Para ele as pessoas somente vão atingir uma consciência do que está acontecendo quando se reconhecerem parte da humanidade, da história e se indignarem e tornarem-se capazes de atuar. Esta ação é o comprometimento que ocorre por meio da educação.
Assim, através da interação comunicação e educação é possível transformar o ser humano enquanto sujeito da própria historia e que pelo diálogo, pela igualdade, consegue desenvolver uma consciência critica e se transformar. Paulo Freire, com sua base teórica, forneceu as raízes da Educomunicação juntamente com os teóricos latino-americanos que passaram por um contexto histórico semelhante em seus países e que enxergaram a comunicação como objeto libertador. Estes são pressupostos da Educomunicação, e é por aí que tudo começa.
Neste período a população não tinha acesso aos meios de comunicação como jornais impressos e rádios que eram da minoria classe alta. Mas foi com a luta por uma comunicação democrática e participativa iniciada no período da ditadura em toda América Latina que grupos como organizações não governamentais e grupos sociais foram influenciados. A escola não ficou aquém da mudança de paradigmas.
Desta forma, a Educomunicação surgiu como um campo de relação entre saberes, como um espaço de questionamento de busca de conhecimento e construção de conhecimentos. Um campo de ação politica, lugar de encontro e debate das diferenças e semelhanças, das aproximações e distanciamento. É um campo de prática, de discussão.
Sobre o tema um dos pesquisadores mais conceituados no Brasil e no mundo é o professor Ismar Soares que a define enquanto um conjunto das ações de planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos que criam e fortalecem ecossistemas comunicativos em espaços educativos sejam eles presenciais ou virtuais, como escolas, centros culturais, emissoras de TV e rádios educativas. Para saber mais veja o vídeo de Ismar Soares.



A Educomunicação de forma resumida e objetiva é um campo de intervenção onde as pessoas, seja de ONG’s, empresas ou escolas, atuam juntas de forma educativa com olhar crítico sobre os meios de comunicação. Dentro das escolas professores e alunos criam uma relação dialógica, a qual o conhecimento de ambos é compartilhado e as informações que os alunos trazem de casa, advindos de suas experiências de vida e de suas relações com veículos de comunicação, são valorizados pelo professor. Neste ecossistema comunicacional os debates, as relações são construídas de forma que não exista uma única verdade e sim um engajamento crítico sobre o que os meios publicam diariamente. Este processo culmina em cidadãos conscientes de sua condição de sujeitos históricos atuantes e participativos em seus direitos e deveres.

Obviamente que Educomunicação envolve muito mais que isto! Para tal, segue alguns links para quem se interessar sobre o assunto. As tecnologias da informação atualmente forçam professores a estarem de mãos dadas com as mídias sem preconceitos e cientes das enormes potencialidades que podemos extrair dos mesmos! Existem núcleos que tratam a temática no Brasil e um deles é o Núcleo de Comunicação e Educação (ECA), da USP, onde também já existe uma graduação em Educomunicação. O “Na Onda Web”, quer te mostrar um pouco mais sobre este assunto e te convida a mergulhar neste mar de possibilidades chamado Educomunicação.

Mas afinal, o que é educomunicação?

O que é um educomunicador?

Uma educação para a cidadania

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