Você já pensou em usar
o Facebook como ferramenta de ensino com seus alunos? Muitos professores
desconhecem as potencialidades desta rede social. Segundo o site canal do
ensino, atualmente ela tem mais de 900 milhões de usuários no mundo todo e além
de ser um local de relacionamentos é também um espaço de divulgação de
noticias, de seleções de preferencias, de mostra de eventos, de expressão de
opiniões e porque não de conteúdos educacionais?
Não podemos controlar o
que os jovens recebem de notícias em canais como este. Vemos que a publicação
de informações tomou uma proporção acelerada e descontrolada. Qualquer pessoa
com um celular na mão se torna um “jornalista” e tira fotos, grava áudios ou
filma uma situação. Dependendo da forma ou de quem produz esta informação temos
ene interpretações, inclusive as distorcidas, mas este é assunto para outro
post. Hoje quero mostrar que o Facebook pode e deve ser usado sem medo e
preconceito nas aulas de todas as disciplinas.
Porém, antes de iniciar
este tipo de trabalho com os alunos é preciso que o mestre saiba lidar com a
ferramenta. Não precisa ser um expert,
mas o básico é importante! Também é necessário que seja acordado isto entre
alunos, pais e escola, para que todos saibam que esta será uma forma de
aprender e por fim, dar as regras para os alunos, esclarecendo que os conteúdos
serão estritamente escolares e que faz parte da avaliação da disciplina. Outro
ponto importante é que o professor deve checar se todos os alunos tem acesso a
internet, facebook e com qual frequência. Feito isso, vamos as dicas!
Museus:
Indique páginas de museus, galerias de arte e exibições para que seus alunos
possam enriquecer ainda mais o uso do Facebook e entrem em contato com
diferentes conteúdos educacionais.
Contato
pessoal: os estudantes podem entrar em contato com parentes distantes
para fazer pesquisas genealógicas ou com personalidades locais para discutir
matérias tratadas em sala de aula.
Falar
com autoridades: Políticos, governantes e outras instituições também podem ser
contatadas pelos alunos para despertar a participação política e o ensino de
valores de cidadania e democracia.
Jogos
Educacionais: Muitos dos jogos disponíveis no Facebook são
educacionais. Você pode estabelecer metas e fazer um campeonato interno entre
os alunos.
Livros:
peça para que os alunos compartilhem no Facebook suas opiniões e análises sobre
os livros que você pediu para lerem.
Nota
extra: Organize uma pequena gincana com os alunos e passe atividades relâmpago
pela rede social para que eles realizem dentro de um prazo limitado. Além
disso, você pode postar atividades extras, sem que haja limitação de tempo ou
gincana.
Notícias:
Se você for professor de geografia, por exemplo, e estiver tratando de
geopolítica, pode pedir aos alunos que reúnam as principais matérias sobre o
tema e compartilhem em suas páginas para gerar discussões e debates. As mais
comentadas poderão virar assunto em sala de aula para maior desenvolvimento.
Causas:
a rede social possibilita a criação de grupos para defender causas. Estimule
seus alunos para que se reúnam e façam um movimento, projeto, etc. Eles podem
procurar por problemas nas áreas em que vivem ou ao redor da escola.
Etiqueta
online: dê dicas e instruções sobre como se comportar online, segurança na
internet, como evitar fraudes e golpes, como funciona a polícia em crimes
cibernéticos e como denunciar possíveis abusos e outros crimes online.
Exercícios:
em épocas de prova, você pode postar exercícios e atividades para que
os alunos pratiquem os conteúdos que serão cobrados.
Perfis
falsos: em aulas de história, por exemplo, você pode pedir que os alunos
criem perfis falsos de personagens históricos, como Napoleão Bonaparte.
Notícias
da escola: peça aos alunos que sirvam como fontes de notícias e postem na
página da escola ou da sala quais são os próximos eventos ou provas. Você pode
separar uma pessoa específica para essa função.
Vídeos:
você pode armazenar vídeos de aulas, palestras ou outros conteúdos
relevantes para criar uma videoteca virtual acessível para os alunos e pais.
Perguntas:
O Facebook disponibiliza a ferramenta de perguntas, que pode ser muito útil,
tanto para os alunos quanto para os professores. Você pode criar enigmas ou
deixar o aplicativo disponível para que os alunos tirem dúvidas online.
Escrita
colaborativa: Você pode montar uma atividade de escrita colaborativa onde cada
aluno faz parte do texto. O resultado pode ser um pequeno livro ou apostila.
Canal:
para públicos maiores, você pode organizar uma fórum de discussão em tempo
real, enquanto os conteúdos são transmitidos em sala ou depois.
Notas:
nessa ferramenta, os alunos podem compartilhar os trabalhos ou textos
e receber a opinião dos colegas e dos professores.
Debates:
Se você não tem tempo suficiente para continuar um debate em aula, leve-o
para o grupo da sala online e continue a discutir as ideias.
Mapa:
em aulas de geografia, peça aos alunos que compartilhem fotos, informações e mapas
de seus locais preferidos.
Assuntos:
preste atenção nas conversas e debates online (não apenas da sala, mas em
geral) por que estes botem gerar assuntos para discussão em sala de aula.
Livros:
Marque livros para download que os alunos podem utilizar para leitura
complementar ou obrigatória.
Universidades:
as universidades possuem páginas online que facilitam o acesso de futuros
estudantes e informações.
Sebos:
procure por grupos de sebos ou outras lojas para que os alunos possam adquirir
materiais mais baratos.
E
então, gostaram? E olha que tem muito mais! No link abaixo vocês irão encontrar
100 dicas de como utilizar o Facebook em sala de aula! Isso mesmo, 100 dicas!
Dá para usar e abusar da imaginação e a cada dica dá vontade de colocar em
prática imediatamente! Até mais...
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